BENECKE COMEMORA SETE DÉCADAS DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA CALDEIRAS, MÁQUINAS PARA SETOR MADEIREIRO E AGRONEGÓCIO
Quando foi fundada em 1953 por dois irmãos, a empresa realizava a manutenção de máquinas e fabricava bombas para água. Os irmãos Kurt Benecke e Henrich Benecke, idealizadores da Benecke Irmãos & Cia LTDA, viviam a terceira fase de industrialização do Brasil, período compreendido entre 1930 e 1955 marcado por investimentos em infraestrutura, diversificação na produção e criação de grandes empresas como a Petrobras, também inaugurada em 1953. Talvez não imaginassem quantas transformações iriam acontecer até a empresa chegar aos 70 anos, que comemora em setembro de 2023, sendo referência na produção de caldeiras, equipamentos para a indústria madeireira, secagem de grãos e pioneira em inovação e automação. Ao longo de sua história, a Benecke percebeu a necessidade de buscar novos desafios e incorporou em sua linha de produção máquinas direcionadas para a indústria da madeira e ingressou no mercado de caldeiras, setor onde promoveu importantes avanços tecnológicos. Hoje, a empresa está presente em 21 países, com sólida reputação, atendendo a diversos mercados ao redor do mundo, resultado do seu compromisso com a excelência e qualidade que a posicionou como líder no ramo de caldeiras, equipamentos para a indústria madeireira e secagem de grãos.
AVANÇOS TECNOLÓGICOS
Sediada em Timbó (SC), em uma área construída de 18.500 mÇ (metros quadrados), ao longo dos anos manteve contínuo investimento em inovação, automação e prezando sempre pelo conceito de verticalização em todas as áreas: elétrica, mecânica e assistência técnica remota. A empresa incorporou tecnologias de ponta para otimizar seus produtos e processos e foi através de pesquisa e desenvolvimento constantes, que a Benecke elevou os padrões da indústria, resultando em equipamentos mais eficientes, sustentáveis e confiáveis. O isolamento térmico é um dos principais diferenciais de seus equipamentos, composto por concreto refratário e placas de fibra cerâmica. “Isso deixou 100% de lado a tecnologia já obsoleta dos tijolos refratários, na linha das caldeiras e geradores de gás quente, por exemplo”,lembra Kurt Benecke Junior, diretor da empresa. No ramo das caldeiras, foi pioneira na utilização do concreto refratário retirando o tijolo refratário, proporcionando, assim, mais resistência e durabilidade aos produtos, sendo este um componente exclusivo da Benecke, que inseriu o que há de melhor da siderurgia para o ramo da indústria de caldeiras no Brasil. Também se destacam dois outros pontos, que são as paredes membranadas, com soldas totalmente automatizadas, garantindo maior estanqueidade da fornalha e a dobradeira de paredes membranadas, que fazem com que os ângulos atuem diretamente no fluxo de gases,de forma contínua, para que não haja turbulência dos mesmos.
Acompanhando as mudanças, que ocorreram nestes 70 anos, outro avanço da Benecke é a utilização do software Ansys, referência em simulação computacionalatravés do método de elementos finitos. Com os módulos Mechanical e Fluent, a engenharia especializada da empresa desenvolve projetos cada vez mais tecnológicos e de acordo com as necessidades do mercado. A empresa também expandiu sua presença digital com um e-commerce dedicado por meio de uma plataforma, que oferece aos clientes acesso a uma ampla variedade de peças e componentes, o que facilita a manutenção e aprimoramento dos equipamentos da Benecke.
DIFERENTES MERCADOS
A Benecke chega aos 70 anos com linha de produtos para diversos segmentos – Em sua linha de caldeiras, trabalha com modelos aquatubulares e flamotubulares, com capacidade produtiva de até 60.000kg/h de vapor, com até 45kgf/cmÑ de pressão com possibilidade para maiores capacidades, dependendo da demanda. A Benecke é também pioneira no grelhado móvel, com comando bilateral, estando à frente de tudo que está disponível atualmente no mercado e sendo referência tecnológica no setor. Em sua linha de equipamentos, possui variada oferta de máquinas para beneficiamento de madeira, seja ela serrada ou laminada, destacando algumas como estufas para madeira serrada, secadores de lâmina de madeiras, linha completa de laminação de madeiras, utilizando o mesmo know-how tecnológico do software Ansys, garantindo melhor eficiência energética, mecânica e com assistência técnica remota, o que garante agilidade no pós-venda.