A importância da manutenção industrial e seus indicadores – Referência Industrial

A importância da manutenção industrial e seus indicadores

No contexto geral a indústria nos dias de hoje tem como grande desafio manter-se estável no mercado garantindo alta performance competitiva, e para que isso ocorra tem se que produzir com qualidade e eficiência, evitando falhas e paradas emergenciais.

          Para que isso aconteça é preciso conhecer sobre os tipos de manutenção industrial existentes e seus indicadores com intuito de aplicá-las. Este artigo é titulado como, a importância da manutenção industrial e seus indicadores e tem como objetivo geral mostrar os tipos de manutenção existentes com seus indicadores de performance para aplicação dentro da indústria, seus objetivos específicos visam abordar sobre os tipos de manutenções e suas finalidades, evidenciar os indicadores de manutenção e como são calculados, calcular os indicadores de manutenção usando suas formulas tendo como base tabelas demonstrativas de paradas e apontar a probabilidade de o equipamento não vir a falhar.

          As paradas analisadas foram as paradas globais (paradas que param a planta toda) do equipamento caldeira, a coleta de dados foi realizada dentro de uma empresa através de meio eletrônico onde se obteve dados descritos em tabelas, usando como tamanho de amostra os meses referentes de fevereiro, março, abril e maio de 2019. A forma de abordagem dos resultados deste artigo foi tratada quantitativamente, já que busca calcular alguns indicadores e apontar a probabilidade de não ocorrer falha em um determinado equipamento. Os cálculos realizados dos indicadores de manutenção foram o mttr, mtbf, disponibilidade inerente, confiabilidade, taxa de falhas e a probabilidade de o equipamento não vir a falhar. A partir da realização dos cálculos de MTTR, MTBF, taxa de falhas, disponibilidade inerente e confiabilidade, foram apurados os temos de reparo, quanto tempo o equipamento leva para voltar a operar e as porcentagens de sua disponibilidade e confiabilidade.

Fonte: Revista Industrial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *