Ponte que liga cidade de Tubarão (SC) tem madeira como protagonista
Um vendaval em outubro de 2017 destruiu um dos acessos dos moradores da cidade de Tubarão (SC), à Unisul (Universidade do Sul), uma das principais instituições de ensino da região. Após um intenso processo de licitação, foi inaugurada recentemente a ponte pênsil da Unisul, que é somente uma etapa da revitalização do local.
A entrega da reforma da ponte se deu em uma cerimônia simbólica e bastante rápida na cabeceira da margem esquerda, em frente à Unisul. Junto a alguns secretários municipais, representantes da Unisul, do Colégio Dehon e autoridades, o prefeito Joares Ponticelli fez um rápido discurso e convidou a todos para seguirem para a margem direita.
O custo da reforma ficou em cerca de R$ 145.974,94, valor semelhante à reforma da ponte pênsil da localidade da Guarda, executada em 2016. O dinheiro foi disponibilizado pela Secretaria de Infraestutura do município. A reabertura da ponte ocorre 35 dias antes da previsão estipulada pela Sanero Construções, empresa privada e parceira da prefeitura, além de responsável pela obra.
A recuperação dos 155 metros de extensão da estrutura exigiu a colocação de 136 peças de corrimão, 142 conjuntos de pilares laterais de madeiras, 204 longitudinais de madeira (sob o assoalho), 68 peças de madeira tratada para o assoalho e 695 metros de extensão de cabos verticais, além de centenas de outras peças de acabamento e das barras de ferro de sustentação das rampas de acesso nas duas cabeceiras. A madeira utilizada foi o eucalipto tratado.
Foram mantidas as duas torres de concreto, que receberam nova pintura, os cabos horizontais que seguram toda a ponte e, na margem direita, a estrutura de ferro que impede a passagem de motos ou bicicletas. As peças de madeiras nas laterais foram pintadas nas cores azul e branca e o assoalho recebeu aplicação de verniz. O último trabalho da recuperação foi a instalação dos reflores de iluminação nas duas torres. De acordo com representantes da Sanero Construções Ltda, as últimas etapas da reforma foram exatamente o alambrado lateral e os restantes trabalhos estruturais.
Veja mais aqui.