Com a criação de um setor específico de marcenaria, prefeitura catarinense dá passo pioneiro para a economia de recursos públicos
Conhecida por seus altos prédios e pela noite agitada de suas casas noturnas, Balneário Camboriú tem agora um novo motivo para orgulhar o estado de Santa Catarina.
Com uma população de pouco mais de 138 mil habitantes, a prefeitura se viu em uma encruzilhada: manter a austeridade em suas contas públicas, tendência em todo o país, e continuar expandindo seu sistema educacional, com a construção de diversas escolas e creches para a população.
Para driblar esse cenário, o poder público investiu em maquinário e em profissionais para construir sua própria marcenaria, que irá fornecer integralmente todos os móveis para os educandários praianos. A oficina, que atende às demandas das escolas funciona anexa à sede da Secretaria de Educação, com dois marceneiros profissionais, que trabalham de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
Mão na massa
Mesas, armários, prateleira, gaveteiros e balcões, além da manutenção das peças já existentes nos prédios públicos, são desenvolvidos pelos profissionais da marcenaria e depois encaminhados às unidades de ensino. A confecção é feita por funcionários contratados pelo Executivo, sob a coordenação do diretor administrativo da Secretaria, José Olegário Bacca Júnior .
“É uma iniciativa muito inteligente e, acredito, inédita no Brasil. Temos a oportunidade de produzir aqui no próprio município todo o mobiliário, economizando recursos públicos e gerando empregos para a população de Camboriú. E, mesmo com a alta demanda, esses profissionais trabalham com capricho e comprometimento”, pontua Olegário.
Veja mais aqui.