Lignum Latin America

Curitiba recebe Semana Internacional da Madeira

Na primeira quinzena de setembro, o setor industrial madeireiro esteve reunido em Curitiba (PR) para os eventos da Semana Internacional da Madeira. A programação contou com os eventos técnicos Woodtrade Brazil, Wood Protection e ProWood, além das feiras Lignum Latin America e ENCAPP (Encontro da Cadeia Produtiva da Porta). Com apoio master da ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente), a Semana permitiu aos participantes debater pautas essenciais para o desenvolvimento e avaliações do mercado, abordou sobre o suprimento de madeira, gargalos logísticos, questões legais e oportunidades para os produtos madeireiros brasileiros.

Os dois eventos reuniram expositores que apresentaram tecnologias e soluções para a cadeia produtiva da madeira. Estiveram presentes nos eventos visitantes de 20 Estados da federação e de outros 14 países (Argentina, Bahamas, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Japão, Paraguai, Portugal e Uruguai).

“A quarta edição da Semana Internacional da Madeira permitiu a integração da cadeia produtiva. Encontros como este, que permitem ampla troca de informações são essenciais para o momento desafiador que vivemos, onde enfrentamos novas barreiras comerciais, questionamentos sobre o abastecimento e suprimento de matéria-prima, mudanças nas políticas públicas e mais exigências em relação à certificação de produtos. A Abimci acredita que as agendas tratadas são essenciais para a definição das estratégias das empresas e servem como base para a tomada de decisões”, avaliou o presidente da Abimci, Juliano Vieira de Araujo.

Nesta quarta edição, a feira Lignum Latin America foi novamente realizada no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui com 115 marcas expostas. O evento se consolida a cada edição: na última edição, realizada em 2019, antes da pandemia, estiveram presentes 101 empresas expositoras, com 7.503 visitantes do Brasil e de outros 13 países.

OS EVENTOS

O Woodtrade Brazil, evento que abriu a Semana Internacional da Madeira e contou com excelente participação dos empresários e de vários elos da cadeia produtiva, permitiu a discussão sobre as condições de competitividade, as perspectivas, o potencial e os desafios do mercado para os diversos produtos madeireiros e florestais. Em seu encerramento, contou com a apresentação do jornalista e apresentador Augusto Nunes, que falou sobre cenários econômicos e políticos no Brasil. O evento foi organizado pela ABIMCI, FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e Malinovski.

Também na FIEP, ocorreram a Wood Protection (Conferência Sul-Americana de Tecnologias para Proteção de Madeira), e a ProWood (Conferência Internacional de Tecnologias para a Indústria da Madeira). Juntas, as duas conferências tiveram cerca de 200 participantes. Como parte do ENCAPP, também foram realizadas, Rodadas de Negócios, exclusivas para expositores do Encontro e empresas fabricantes de portas de madeira que fazem parte do PSQ-PME (Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações). O encontro proporcionou a realização de negócios e ampliação de network.

Os participantes da Semana também puderam acompanhar a realização da quarta edição da Lignum Latin America, organizada pela Malinovski, e da quinta edição do Encapp, realizado pela Abimci por meio do PSQ-PME.

EMPRESAS

  • ABIMCI

Realizadora do evento junto à Malinovski, a ABIMCI contou com amplo estande e sala de reuniões na Lignum. Para o superintendente da associação, Paulo Pupo, o evento tem cada vez mais importância para o mercado de produtos de madeira, beneficiando o fortalecimento desse segmento que tanto cresce no país. “Essa edição da Lignum tem grande papel estratégico, por ser realizado junto à programação da Semana Internacional da Madeira, envolvendo vários elos da cadeira produtiva da madeira”, enalteceu. Segundo Pupo, o valor da união de todos esses eventos poderá gerar grandes frutos em curto e médio prazo. “Todas essas atividades em conjunto fazem com que os players do setor deixem seus radares ligados para novas oportunidades de mercado”.

  • ARTE DIAMANTE

Os visitantes da Lignum buscaram as inovações apresentadas pela Arte Diamante em seu estande. A empresa é especializada em ferramentas de corte especiais para madeiras e derivados. “Os pastilhados atraem bastante atenção. Esse interesse dentro do nicho de mercado facilita para nós, bastante segmentado e direcionado aos produtos e ferramentas oferecidas”, conta Bruna Moratelli, comercial da empresa. Segundo ela, a expectativa de bons negócios só aumenta com a retomada dos eventos e feiras presenciais. “A gente tende a ter um crescimento bom, com as pessoas mais voltadas para novas soluções, buscando mais negócio. E as feiras vão somando a isso para aumentar a produtividade”, afirmou Bruna.

Reportagem da REFERÊNCIA INDUSTRIAL, edição 245

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *