Nem mesmo a mais eficiente das marcenarias pode fugir de alguns conceitos básicos de organização na hora do trabalho
O sucesso de uma marcenaria depende de inúmeros fatores: originalidade, qualidade de matéria-prima, bom atendimento e um quadro de funcionários capacitado e atualizado, sem esquecer da qualidade do produto final apresentado ao cliente. Mas um importante ponto de equilíbrio de qualquer empreendimento às vezes é esquecido pelos empresários: a organização no ambiente de trabalho.
Para que trabalhadores e até mesmo potenciais clientes se sintam à vontade em sua marcenaria, são necessárias algumas medidas de disposição de materiais e peças, sem esquecer de uma série de critérios de gestão e mentalidade profissional. Separamos algumas dicas para a organização ideal do seu negócio. Confira:
Ambiente funcional
Procure criar um layout que otimize tempo e facilite a locomoção de funcionários e equipamentos. “É um simples exercício de lógica: se você posicionar máquinas e matérias-primas de forma que o trabalhador não tenha dificuldades de exercer seu trabalho e sem precisar se deslocar por grandes distâncias, há uma economia de tempo e de esforço desse colaborador”, afirma o marceneiro João Furman.
“A organização de equipamentos, máquinas e até mesmo de produtos que estarão em vitrines e nos mostruário deve seguir uma lógica onde não haja gargalos e movimentações desnecessárias. A adoção da manufatura enxuta também já mostrou grandes resultados em comércios”, explicou o profissional.
Outra dica de Furman é a implantação de uma área de armazenamento de ferramentas de uso geral, separando-as em categorias e nível de importância. “Dessa forma, esses utensílios serão vistos por todos os colaboradores e evitam desperdício de tempo procurando tais aparelhos”, diz. Com isso, é importante separar e identificar cada uma delas, principalmente se sua marcenaria trabalha com diferentes materiais, como painéis de MDF, MDP ou madeira maciça. É importante cuidar de cada ferramenta para aumentar o lucro na sua marcenaria.
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