Maior estrutura de madeira do mundo busca remodelar centro urbano da quarta maior cidade da Espanha
Com aproximadamente um milhão e quatrocentas mil pessoas, a cidade de Sevilha, na Espanha, é um dos pontos culturais mais visitados da Europa. Lá, foi desenvolvido nos últimos anos um projeto de reorganização urbana de diversos pontos do município, buscando retratar a aliança entre a rica história da região e a modernidade cultural de seu povo.
Entre as principais regiões turísticas de Sevilha se encontra o Metropol Parasol, centro comercial e cultural que pretende “explorar todo o potencial da Plaza de la Encarnación”, onde está situado, como explica o criador do arrojado desenho da construção, o arquiteto Jurgen Mayer.
O projeto surgiu após vencer um concurso realizado pela prefeitura de Sevilha, que visava substituir o antigo mercado de la Encarnación, demolido em 2009.
“O Metropol forma um novo ponto de encontro em Sevilha: um lugar de interação, no qual o antigo está conectado com o presente. A estrutura construída em grade, artifício amplamente utilizado pelos romanos para layouts urbanos, é aqui transformada e contrastada pelas formas curvas do dossel”, afirma o profissional alemão.
Além da estrutura vazada, as linhas curvas usam e abusam da ousadia ao se integrarem à paisagem espanhola, sendo o ‘movimento’ palavra de ordem para o Metropol: suas sinuosidades sugerem um movimento constante, atraindo a curiosidade de quem passa.
Veja mais aqui.