Referência Industrial

Ponto de encontro

Universitários americanos criaram primeiro projeto de Parklets na cidade de Portland

Acostumados com a correria do cotidiano entre aulas, horário de almoço e trabalho, estudantes de arquitetura da Portland State University, liderados pelo professor Brian Wortham-Galvin, desenvolveram o primeiro projeto de parklets da cidade.

Com 12 metros de comprimento e ocupando duas vagas de estacionamento de uma das principais vias da região oeste da cidade, o parklet foi inaugurado em junho, com o objetivo de trazer áreas de lazer e descanso em meio ao caos do centro de Portland.

Desenvolvido a partir de madeira de zimbro, materiais recicláveis e aço revestido, o espaço oferece dez assentos com apoio para as costas, além de mesas de metal dobráveis para os clientes dos restaurantes próximos – ou para qualquer outro pedestre que queira sentar e ler um jornal, por exemplo.

O projeto tem o apoio técnico do setor de Arquitetura PSU, assim como o patrocínio do SoMa EcoDistrict, da Organização de Bairros de Portland e do Instituto de Soluções Sustentáveis, instituições privadas que incentivam a implantação de medidas sustentáveis e coletivas nos Estados Unidos.

Apesar de pioneira, a iniciativa já foi considerada pelo governo municipal de Portland. A secretaria responsável pelo transporte e infraestrutura da cidade já havia desenvolvido estudos em 2012 para a implantação de parklets, seguindo os modelos de São Francisco e Nova York. Na época, a ideia era de criar parcerias público-privadas para que o projeto fosse aprovado pela prefeitura.

Veja mais aqui.