Em tempos de crise, marcenarias buscam superar os desafios de um mercado em recessão
Criar uma nova empresa e desenvolver o sonho de toda uma vida é recompensador, mas pode apresentar vários desafios. Em uma economia instável, os problemas podem ser ainda maiores, caso não haja um planejamento e preparo de gestão adequados.
Nesse cenário, as marcenarias cresceram muito no Brasil dos últimos dez anos, ao priorizar peças autorais e evitar móveis produzidos em grande escala. Mas esses pequenos e médios negócios se apresentam muitas vezes inviáveis. Desde 2010, cerca de 45% das empresas que abriram as portas no país fecharam nos dois primeiro anos de existência. Em cinco anos de trabalho, esse número cresce para mais de 60%, segundo dados do Ibge (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Então, quais medidas um empreendedor deve tomar para se tornar bem-sucedido? A Referência Industrial traz dicas importantes para o sucesso de uma marcenaria. Confira:
Evite desperdícios
Nada irrita mais um empresário do que o desperdício de recursos, mas muitas vezes, é difícil reconhecer esses ‘ralos produtivos’. Desperdiçar tempo, horas dos funcionários e materiais pode ser o principal adversário de um negócio saudável.
O caminho para buscar a maximização do chão de fábrica é buscar a modernização e organização da marcenaria. Evite o retrabalho dos marceneiros, priorizando a qualidade do serviço e não a rapidez da entrega. Isso fará com que o acabamento das peças tenha um resultado satisfatório e o não desperdício de matérias-primas fará com que você possa investir sem medo de perder dinheiro.
“Em todas as empresas existem pontos que podem ser otimizados, melhorados. Mas, incrivelmente, nas marcenarias existem muitos, mas muitos desperdícios, como atraso em horas para fazer um projeto, retrabalho de marceneiros, retornos desnecessários até uma obra e até os gastos com chapas na hora do corte”, afirma o marceneiro Lucas Muniz.
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