A Missão de Sustentabilidade realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) na Califórnia, Estados Unidos, foi considerada um sucesso pela entidade.
Promovida por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa de internacionalização do setor de componentes e máquinas mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Missão visitou grandes players de calçados e vestuários em São Francisco, Ventura e Los Angeles.
A gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, Aline Santos, que acompanhou a agenda, destaca que a missão cumpriu o objetivo de gerar uma imersão para entender a evolução da sustentabilidade na cadeia de moda norte-americana. “As portas foram abertas. Além de conhecer cases na área de sustentabilidade de alguns dos principais players da cadeia da moda no mundo, pudemos apresentar a atividade produtiva brasileira, que é considerada uma das mais sustentáveis do mundo”, avalia a gestora, ressaltando que os representantes norte-americanos ficaram positivamente impactados com as informações recebidas, principalmente pelo fato de a indústria brasileira de calçados e componentes contarem com a única certificação de ESG para o setor em nível mundial, o Origem Sustentável. “O mundo está demandando sustentabilidade e o Brasil está à frente nesse processo. É necessário comunicar ao mercado internacional, uma missão não somente das entidades, mas de todas as empresas que já trilham esse caminho. É uma questão de competitividade”, acrescenta.
Visitas
Logo na primeira reunião, com representantes da All Birds, marca global de calçados e vestuário sediada na Nova Zelândia e com unidade nos Estados Unidos, a missão despertou o interesse da direção da empresa. “A All Birds tem um foco muito importante no uso de materiais sustentáveis e utiliza principalmente muitos pets reciclados em suas produções. Ficaram impressionados com as possibilidades oferecidas no Brasil e interessados em visitar o País para aprofundamento das relações comerciais”, conta Aline.
Na gigante do varejo norte-americano especializada em modelos para atividades ao ar livre, a Patagonia, foi identificado um forte ativismo ambiental e social. “A empresa possui grande preocupação com qualidade e sustentabilidade nos seus produtos, focando em durabilidade. Além disso, tem grande engajamento pela conscientização dos colaboradores, os quais liberam até 18 horas por ano para trabalhos voluntários em ações sociais credenciadas. Falaram também que muitas empresas mundiais não adotam práticas realmente sustentáveis, praticando o chamado ‘green washing’, e que por isso uma certificação dos moldes do Origem Sustentável é fundamental para os negócios”, destaca a gestora.
Na Deckers, líder global na concepção, comercialização e distribuição de calçados, vestuário e acessórios inovadores, a Assintecal identificou a demanda por materiais certificados e que tragam a circularidade no seu design. Atuando no mesmo contexto, a Av.re, fabricante que utiliza garrafas plásticas recicladas em busca de calçados modernos e confortáveis, demonstrou interesse em estreitar as relações com fornecedores não somente de materiais sustentáveis, mas com fabricantes que prezam por todo um processo produtivo alinhados às melhores práticas de ESG.
Já na Applied Material, líder em soluções de engenharia de materiais usados para produzir praticamente todos os novos chips e displays avançados do mundo, a equipe da missão identificou oportunidades, principalmente pelo benchmarking realizado. “Foi muito importante conhecermos o case. Toda a produção da empresa leva em consideração aspectos de combate às mudanças climáticas e a sustentabilidade, principalmente na dimensão social e respeito aos direitos humanos. Ficamos de marcar uma nova rodada de conversa para ampliar a troca de experiências”, conta Aline.
Educação
Iniciativa que ajuda as empresas a maximizar o impacto positivo dentro de seu ecossistema por meio da educação e conscientização, a Schoolab abriu portas junto à Universidade da Califórnia (UCBerkeley) para uma possível colaboração internacional entre a universidade e a indústria brasileira. “Paralelamente, a universidade poderá introduzir o programa educacional ‘Leaders of Tomorrow’ nas empresas brasileiras. Estamos em negociação”, informa a gestora da Assintecal, ressaltando que o fato daria um “salto” na educação voltada à sustentabilidade no setor.
Tecnologia
Ponto forte dos players norte-americanos é a tecnologia. Duas das empresas visitadas apresentaram plataformas integradas de softwares de gestão ambiental. A primeira delas foi a Higg, que hoje responde pela gestão ambiental de cerca de 50% das empresas da cadeia mundial da moda e calçados. “A plataforma permite mapeamento e análise de dados fundamentais para conhecermos o perfil do consumidor e o seu comportamento de consumo, que segundo a empresa está cada vez mais voltado para a sustentabilidade. A empresa ficou positivamente satisfeita com o Origem Sustentável e podemos avançar numa possível prestação de serviços para aprimoramento do quadro de avaliação do programa”, conta Aline.
Na mesma linha, a Aveva impulsiona a transformação digital por meio de um software próprio que coloca a sustentabilidade no centro dos negócios. Com operação no Brasil, a empresa pode ofertar serviços que venham a melhorar a gestão sustentável de cada uma das empresas da atividade, contribuindo para a competitividade do setor, principalmente em nível internacional.
Indo ao encontro da tendência de digitalização do mercado da moda, a marca digital-nativa Shoes53045 atua no metaverso e ficou satisfeita com a sustentabilidade do setor no Brasil, indicando o estreitamento com fornecedores brasileiros nos curto e médio prazos.
Fonte: APEX Brasil