A ampliação do uso da madeira na paisagem urbana está ligada ao mercado de construção civil
A madeira é usada na construção civil há milhares de anos e ainda é um dos materiais mais utilizados no setor. Certas propriedades, porém, podem ser complexas em termos de uso para a construção, mas, apesar disso, os profissionais têm aproveitado com sucesso esse recurso para construir uma variedade de estruturas: de casas a barcos e outros abrigos, bem como móveis e decoração, a indústria da construção explora o potencial da madeira ao máximo.
Construir com madeira é sinônimo de segurança, rapidez, economia e sustentabilidade. Com o mercado da construção civil respondendo cada vez mais positivamente para o uso da madeira, o material está ganhando espaço e trazendo resultados em um mercado que deverá aumentar cada vez mais: estimativas apontam que o número de construções deverá crescer globalmente em 85% até 2030.
Ao redor do mundo
Com o objetivo de apoiar e acelerar o uso da madeira na construção nos países nórdicos, o relatório “Madeira em construção – 25 casos de boas práticas” foi publicado pelo Secretariado Nórdico Madeira na Construção, uma iniciativa encomendada pelo Governo Sueco e pelo Conselho Nórdico de Ministros, organizada pelo EIT Climate-KIC.
“Embora os benefícios do uso de madeira na construção sejam abundantes, ainda precisamos perceber o potencial total do uso da madeira em toda a cadeia de valor. Embora seja uma boa notícia que haja mais benefícios sociais, econômicos e ambientais a serem percebidos, isso também significa que ainda temos trabalho pela frente para compreender plenamente o potencial do uso de materiais renováveis na construção”, diz Anders Vestergaard Jensen, Gerente de Projetos na EIT Climate-KIC…
Veja mais aqui.