MAIOR SERRARIA DO BRASIL É DESENVOLVIDA E INSTALADA COM KNOW-HOW PRÓPRIO E PARCERIAS INTERNACIONAIS PELA MENDES MÁQUINAS PARA O GRUPO FRAMEPORT, EM SANTA CATARINA
Líder na produção de portas de madeira no Brasil, voltadas para exportação, o Grupo Frameport está prestes a inaugurar, no primeiro trimestre de 2023, a maior e mais moderna serraria do país desenvolvida e fabricada no Brasil. Localizada em Caçador (SC), a nova fábrica foi produzida sob medida pela Mendes Máquinas, fabricante de equipamentos que oferece soluções completas para o setor madeireiro há 66 anos, por meio de know-how próprio e transferência de tecnologia internacional. Os estudos para o projeto da Mendes Máquinas da nova serraria do Grupo Frameport começaram em 2014.
Em maio de 2020, com o fechamento da venda do projeto, deu-se início a todo desenvolvimento e produção da serraria. Com uma estrutura verticalizada, a Mendes Máquinas desenvolve, produz e instala serrarias com tecnologia de ponta, que garantem produtividade, qualidade e precisão – com flexibilidade para atender as demandas dos clientes, através da customização de projetos, com equipes especializadas, assistência técnica e pós-venda. “Nosso sucesso é a extensão do sucesso das indústrias atendidas.
O projeto do Grupo Frameport é um divisor de águas em tecnologia. Através dele atingimos níveis mais elevados de velocidade, otimização e flexibilização. Ele faz parte da evolução tecnológica da Mendes Máquinas nos últimos anos. É uma obra de engenharia bastante complexa”, enfatiza Rodrigo Mendes, diretor técnico da Mendes Máquinas. Um dos destaques na nova serraria é o uso de scanners em algumas etapas do processo que em projetos anteriores não existiam, aumentando o aproveitamento da matéria prima (tora). “Nenhum funcionário vai precisar tomar decisões ao longo de todo o processo produtivo, desde a entrada de toras, até a saída, classificação e empacotamento de tábuas. Essa foi uma das exigências feitas pelo grande idealizador da nova serraria e sócio fundador do Grupo Frameport, Augusto Antônio Francio, que infelizmente faleceu em maio desse ano”, explica Rodrigo.
PRODUTIVIDADE
Para o gerente de projetos do Grupo Frameport, Marco Aurélio de Bortolo, a empresa procurou soluções para aumentar a produtividade na serraria. “A nossa capacidade de produção vai aumentar em até 7 vezes. Hoje produzimos em três turnos 3 mil m³ por mês de madeira serrada, insuficientes para suprir a nossa fábrica de portas. Isso nos leva a ter que comprar um certo volume de madeira serrada no mercado.Com a nova serraria, a nossa capacidade será de aproximadamente 20 mil mÑ por mês em dois turnos de produção. Com esse crescimento, nos tornaremos autossuficientes no processamento da madeira serrada, para atender a nossa necessidade atual de 170 contêineres/mês, com capacidade de alcançar nosso objetivo de exportar 310 contêineres/ mês de produto final – portas de passagem, portas bifold e molduras”, detalha Marco. Com a produção voltada para o mercado norte-americano, o Grupo Frameport conta, ainda, com reflorestamento próprio através da empresa Juliana Florestal, que fornece cerca de 32 mil toneladas de madeira de pinus por ano. Para a diretora presidente do Grupo Frameport, Maria Fernanda Francio Parisotto, uma grande vantagem da expansão com a nova serraria é o uso de floresta própria. “Dessa forma, ganhamos em produtividade, redução de custos, mobilidade, manutenção e operação. Assim poderemos valorizar cada vezmais o que a nossa floresta oferece, e consequentemente dar valor à cadeia de produção, bem como fazer uso dos resíduos”, destaca Maria Fernanda Francio Parisotto.
PARCERIAS INTERNACIONAIS
Ao longo dos últimos 5 anos, a Mendes Máquinas desenvolveu e firmou parcerias internacionais de forma exclusiva. Estas parcerias foram feitas com empresas que são referência mundial nos seus ramos de atuação. Com isso, a Mendes passou a não somente desenvolver e fabricar máquinas e equipamentos, mas também, integrar soluções de serrarias completas. As parcerias são: Microtec (scanners de otimização – Itália), Iseli (máquinas de afiação de serras – Suíça), Nicholson (descascadores – Canadá), Kadant (picadores – Canadense), Carbotech (sistemas de manuseio de tábuas de alta performance – Canadá), Hildebrand-Brunner (estufas de secagem – Alemanha) e Mac Chain (correntes especiais – Canadá). Recentemente, a empresa buscou outras parcerias que fossem referência mundial para compor uma parte que ainda faltada, o subfloor (transporte e processamento de resíduos).
O anúncio dessas novas parcerias está sendo oficializado ao mercado através desta matéria editorial da Revista REFERÊNCIA. Firmamos contrato com as empresas de origem americana Syntron e Grisley, e a canadense BM&M. Com isso, a Mendes fecha 100% deste ciclo para compor uma solução completa de serraria sob sua responsabilidade, atingindo um total de 10 parcerias internacionais. “A Grisley é pioneira na tecnologia de transportadores de correias suportadas a ar, também chamados de ASC (air supported conveyors). Podemos atuar com vários tipos de materiais transportados a longa distância, como biomassa, cereais e cimento, além é claro da serragem, cavaco, enfim, todos os resíduos gerados nas serrarias. Seu funcionamento se dá através de um colchão de ar. A correia flutua sem atrito, em um transporte bastante limpo, reduzindo amplamente a necessidade de manutenção. Já a Syntron é especializada em transporte de minérios, alimentos e biomassa. Diferentemente da Grisley, ela desenvolve e produz transportadores
Veja mais aqui.