Referência Industrial

SOLUÇÕES COMPLETAS

EMPRESA BRASILEIRA ASSINA CONTRATOS INTERNACIONAIS COM TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E PASSA A OFERECER SOLUÇÕES DE ALTO DESEMPENHO COM CUSTO NACIONAL

A redução de custos e a eficiência dos processos de produção são uma busca constante nas indústrias em todo mundo. O uso de novas tecnologias e a automação dos processos vem ganhando cada vez mais a atenção para garantir maior rentabilidade e produtividade. Além do olhar para a produção, estas características também estão sendo observadas na destinação e aproveitamento de resíduos na indústria, que, realizado de forma eficaz, proporciona crescimento e importante retorno financeiro.

Dentro deste contexto, a Mendes Máquinas tem se destacado ao oferecer soluções completas de alto desempenho com custo nacional para seus clientes, em especial do ramo madeireiro. Além dos já renomados equipamentos e máquinas com tecnologia de ponta para serrarias, a Mendes passa a oferecer também soluções para o transporte e processamento dos resíduos, instaladas no chamado subfloor das serrarias, completando sua oferta. Na trajetória de atuação, a Mendes Máquinas firmou parcerias estratégicas com empresas de referência internacional. O que antes eram parcerias comerciais exclusivas,evoluíram para contratos com transferência de tecnologia. Desta forma a Mendes vem produzindo no Brasil equipamentos e máquinas com tecnologia de ponta com preçoscompetitivos no mercado nacional. É o caso dos contratos firmados com as empresas norte-americanas Grisley e Syntron, e com a canadense Kadant Carmanah, referências de qualidade e eficiência no transporte e processamento de resíduos.

A qualidade e robustez das máquinas fabricadas, aliadasà reputação da Mendes no mercado, proporcionou segurança para estes parceiros confiarem seus projetos e tecnologias de última geração para a empresa fabricar no Brasil, atrelando o nome delas ao nome da Mendes Máquinas, que tem mais 5 mil equipamentos no mercado e 67 anos de atividade. “Ao longo dos anos fizemos parcerias importantes que nos permitiram oferecer soluções de maior produtividade e alta tecnologia para os processos de corte e manuseio de madeira nas serrarias. Mais recentemente firmamos novas parcerias que nos credenciam a fornecer soluções completas, incluindo o que chamamos de subfloor. São soluções para garantir mais eficiência e menor custo operacional no processamento e no transporte do resíduo”, afirma Rodrigo Mendes, diretor técnico da Mendes Máquinas.

TRANSPORTE DE RESÍDUOS

O chamado subfloor das serrarias é composto por máquinas e equipamentos que fazem o transporte e o processamento dos resíduos. As soluções fabricadas pela Mendes Máquinas contam com projetos desenvolvidos pela própria Mendes, e com a tecnologia das empresas parceiras. Esta combinação de know-how garante maior produtividade, eficiência, limpeza e organização no ambiente industrial. Para transporte dos resíduos, a solução customizada da Mendes para seus clientes inclui roscas transportadoras, correias apoiadas em roletes ou em calhas e transportadores por correntes com arrastadores (chamados de redlers). As empresas Grisley e Syntron completam a oferta com seus projetos inovadores, agora fabricados no Brasil. Desde 2022 a Mendes Máquinas detém a licença exclusiva para fabricação nacional dos transportadores por correia sustentada a ar da Grisley, os ASCs (Air Supported Conveyors) também conhecidos como transportadores aerostáticos. Estes transportadores não possuem roletes, a correia desliza sobre uma fina camada de ar gerada por ventiladores centrífugos de baixa potência. Isso elimina partes móveis e atritos, reduzindo drasti-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *