Referência Industrial

Startups da delegação da ApexBrasil fazem pitches para investidores do mundo todo no Web Summit Lisboa 2022

Ecossistema de inovação do Brasil está em franca ascensão, com mais de 22 mil startups em atividade e centenas de fundos de investimentos à procura de uma boa ideia. ApexBrasil representa o país na maior conferência de tecnologia do mundo

A inovação é uma das principais características dos produtos e serviços brasileiros. A rápida transformação digital pela qual o planeta passa é uma oportunidade para que startups do mundo inteiro, especialmente as do Brasil, sejam provedoras de soluções úteis e tecnológicas ao mesmo tempo. Uma mostra do ambiente inovador brasileiro está na delegação ao Web Summit Lisboa 2022 da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a maior de todas as participações, com 70 empresas.

O Web Summit é a mais importante conferência de inovação, tecnologia e empreendedorismo do mundo. Para o festival, a ApexBrasil selecionou, por meio de edital, empresas de diversos estados de quatro regiões do país e dos mais diferentes setores econômicos, envolvendo fintechs, agritechs, healthtechs, iniciativas voltadas para a biotecnologia, tecnologia da informação, dados, etc.

As startups brasileiras têm chamado a atenção dos organizadores do evento, que selecionaram duas das integrantes da delegação para a Competição de Pitches, uma disputa coordenada pelo próprio Web Summit com 110 das 2.296 companhias do mundo todo que estão expondo nos pavilhões. As brasileiras selecionadas consideradas com altíssimo potencial por eles são a Jade Autism, plataforma que auxilia crianças e jovens com autismo a se comunicarem, e a Veggi, a mais usada plataforma de delivery de comida vegana do Brasil.

Os representantes das duas startups fizeram pitches de apenas três minutos para cinco investidores que assistiam às rodadas durante a quarta-feira (2). A competição de pitches do Web Summit funciona em três etapas, com oito startups passando para a semifinal e outras 3 na última fase. O resultado final será divulgado na sexta-feira, dia 4, último dia de conferência em Lisboa.

A Veggi é uma startup que surgiu em 2020, no pico da pandemia, para suprir a demanda dos consumidores veganos: a necessidade de encontrar opções veganas em aplicativos de delivery. Enquanto os filtros disponíveis nas principais plataformas dificultam a seleção de refeições livres de ingredientes de origem animal, a Veggi consegue garantir essa opção para o usuário. Já no primeiro mês de atividade, a empresa viu bons resultados, com mais de R$ 40 mil em vendas. “O delivery estava explodindo, mas os restaurantes ainda não estavam cadastrados nos aplicativos de entrega”, conta Leonardo Nones, sócio fundador da empresa. Desde então, a startup expandiu-se, passou por duas rodadas de investimentos, e agora chega ao Web Summit para ir ainda mais longe.

Além da participação na competição de pitches, os sócios da Veggi foram selecionados para outras duas ativações disponíveis para startups no evento: painel de showcase e horas de mentoria. Para chegar até aqui, a empresa passou por uma trilha de preparação desenvolvida pela ApexBrasil. “Todo o auxílio da Agência foi excelente. Os treinamentos de pitches, as mentorias, etc. Ficamos muito surpresos positivamente”, ressalta Leonardo.

A edTech (startup relacionada a soluções para a educação) Jade Autism participa das ações da ApexBrasil desde 2019, incluindo treinamento de pitch, e, em 2020, venceu o prêmio de melhor startup no Gitex Future Stars, prêmio concedido pelos organizadores da Gitex, maior conferência de tecnologia e inovação do Oriente Médio. No mesmo ano, desbancou 120 startups do mundo inteiro e ficou em primeiro lugar no SuperNova Challenge, prêmio da Future Blockchain Summit, levando US$ 50 mil de gratificação. Idealizador de um sistema que melhora a vida de crianças autistas, com hiperatividade ou com Síndrome de Down, Ronaldo Cohin Ribeiro, CEO da Jade, é pai de um menino autista e usou o trabalho de conclusão de curso da segunda graduação para colocar em prática uma ideia relacionada ao tratamento de crianças com a mesma condição do filho. O administrador e cientista da computação criou uma plataforma online onde é possível, apenas com jogos inseridos naquele ambiente virtual, criar relatórios a fim de indicar caminhos de tratamento para portadores de autismo, de Síndrome de Down ou de diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Ribeiro participa do Web Summit em busca de investidores a fim de expandir as operações para os Estados Unidos e para a Europa, principalmente para Portugal. “Estamos em conversas com fundos para ampliar a nossa presença em países da zona do euro. E daqui a duas semanas estaremos no New York Tech Day, na missão da ApexBrasil, que será uma oportunidade para acessarmos o maior mercado do mundo para o nosso nicho de tecnologia assistiva e será a primeira vez que vamos fazer reuniões de negócios por lá”, afirma o empreendedor.

Fonte: ApexBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *